TECH SOLUTIONS PARTICIPA DO CONBRAI 2016 EM SÃO PAULO

Qua 21 Set - 14:35 por Miro



Comentários: 0


A inteligência criminal e contábil

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A inteligência criminal e contábil

Mensagem  Fernanda em Sab 19 Maio - 10:03

Extraído de "A inteligência criminal e contábil" Por Assis Ribeiro do SindePol Brasil
http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-inteligencia-criminal-e-contabil

A Importância da Análise Criminal

Uma investigação tem como finalidade o conhecimento dos fatos. Com base neste conhecimento é que há a condenação judicial a prisão de pessoas e o perdimento dos bens ilícitos.

É preciso ampliar a área de análise (inteligência) criminal nos órgãos policiais, para que os analistas descubram como operam as redes criminosas, como são financiadas, quem as protege e que conexões possuem com outras atividades, sejam elas legais ou ilegais. Para isso, seria importante colocar peritos criminais nos órgãos de inteligência, principalmente nos casos que envolvem análise de dados de natureza financeira, telefônica e de rede de computadores.

No desdobramento das investigações, milhões de bytes em dados e documentos são obtidos e acumulados nas prateleiras. Isto exige o trabalho posterior de garimpar as informações que realmente são relevantes para a solução do caso.

Na análise de dados é preciso ser pragmático, delimitar e formular as questões relevantes e estipular o lapso temporal da investigação. Estes são os procedimentos que geram operações bem sucedidas, cirúrgicas e eficazes. É preciso, também, avaliar constantemente o ciclo da análise, por meio do mapeamento de necessidades dos usuários e a busca permanente da avaliação da qualidade da informação, disseminando-a para o usuário final do conhecimento.

Para estes trabalhos é que existe a inteligência criminal, que efetua a análise dos crimes, com a combinação de técnicas, para desenvolver hipóteses que permitam a reconstrução do percurso criminoso (iter criminis) de indivíduos. O principal objetivo é conhecer a ação do crime organizado, seus padrões de atividades, bem como identificar aqueles que protegem as referidas organizações criminosas.

Os problemas surgem a partir dos questionamentos de como interpretar os dados em tempo hábil, como melhor visualizá-los, quais as técnicas e as ferramentas adequadas para tal mister, qual a melhor linha de investigação.

Nesse contexto, a ação do perito criminal, especialmente o especialista financeiro capaz de gerenciar o sítio de dados de uma investigação contábil ou financeira, torna-se, obviamente, imprescindível. A acuidade científica de um perito é essencial para o exame do corpo de delito e do local, na análise de cenários e na solução científica dos crimes. Um exemplo claro disso foram os trabalhos da perícia na operação “macuco”, que levantou os dados para a CPI do Banestado.

O ciclo da análise criminal

O ciclo da análise criminal de Inteligência tem três fases importantíssimas: a coleta, o processamento e a avaliação dos dados.

O primeiro passo da metodologia aplicada na análise é a coleta de dados, obtidos através de relatórios policiais, relatórios de vigilância, entrevistas, termos de declarações, informações colhidas em documentos públicos, matérias jornalísticas, dados obtidos com informantes, informações bancarias, fiscais e telefônicas, fotografias, gravações de interceptações telefônicas, vídeos etc. Os informantes são a fonte mais importante e devem ser cultivados com cuidado.

A análise dos dados obtidos na investigação pode evidenciar o relacionamento entre pessoas, objetos e fatos, bem como a natureza da associação, o local e lapso temporal dos eventos.

A última fase é justamente a organização dessas informações num relatório de inteligência e/ou um gráfico de relacionamentos, que vai permitir a visualização dos investigados e as suas conexões, bem como daquilo que está faltando para a conclusão da análise.

Portanto, inteligência é toda a informação coletada, catalogada, analisada (por Staff's especializados de analistas), com o objetivo maior de auxiliar no processo de tomada de decisão.

Fernanda

Mensagens : 18
Data de inscrição : 16/05/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum