TECH SOLUTIONS PARTICIPA DO CONBRAI 2016 EM SÃO PAULO

Qua 21 Set - 14:35 por Miro



Comentários: 0


Cálculo do tamanho da amostra ACL – Registro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cálculo do tamanho da amostra ACL – Registro

Mensagem  Joao.Paulo em Seg 28 Maio - 16:01

O ACL possibilita, entre outras funções sobre amostragem, o cálculo do tamanho da amostra necessário para que se confirme que a taxa de erros, em todo o banco de dados, não ultrapasse um limite estipulado. Assim como qualquer cálculo de amostragem, os resultados são obtidos com certa confiabilidade menor que 100%.
Para que os resultados obtidos no cálculo do tamanho da amostra com o ACL sejam devidamente entendidos, deve-se primeiramente entender os significados dos valores de entrada, são eles: Confiabilidade, População, Limite de Erro Superior (%), Taxa de Erros Esperada (%).

Confiabilidade: Define a confiança dos resultados obtidos, ou seja, caso o procedimento seja repetido várias vezes, com amostras diferentes, quantas delas trarão o resultado correto. No ACL essa confiabilidade é obtida pela distribuição de probabilidade Poisson atribuída à população.
População: O tamanho da população estudada. Essa população deve ser grande o suficiente para que a utilização de amostragem faça sentido.
Limite de Erro Superior (%): O limite de erro que o pesquisador espera que não seja ultrapassado em toda a população.
Taxa de Erros Esperada (%): Uma taxa de erros que se espera encontrar na amostra coletada. Sendo encontrada uma taxa de erros igual ou inferior a essa na amostra confirma-se que o Limite de Erro Superior não é ultrapassado na população.

Uma informação importante é que o tamanho da população não influencia no tamanho da amostra necessário para que os resultados tenham consistência, a probabilidade de se encontrar uma taxa de erros em uma amostra de tamanho 100 numa população de 10000 é a mesma de se encontrar a essa mesma taxa de erros numa amostra de tamanho 100 numa população de 50000 desde que o percentual de erros seja o mesmo nas duas populações. Os resultados obtidos ao inserir esses valores de entrada são: Tamanho da Amostra, Intervalo, Número de Erros Permitido.

Tamanho da Amostra: Define o tamanho da amostra necessário para que se confirme que um limite de erro superior não é ultrapassado na população, ao encontrar nessa amostra uma taxa de erros menor ou igual uma taxa de erros esperada.
Intervalo: É definido pela divisão do o tamanho da população pelo tamanho da amostra, esse intervalo é importante para que a amostragem seja coletada de forma sistemática. A amostra é coletada aleatoriamente, porém tirada de cada intervalo com o tamanho indicado, isso garante que a amostra seja coletada por toda a extensão do banco de dados.
Número de Erros Permitido: É simpesmente a taxa de erros esperada aplicada ao tamanho da amostra, ou seja, o valor absoluto de erros que pode ser encontrado na amostra para que se confirme que o limite de erro superior não seja ultrapassado.

Joao.Paulo

Mensagens : 8
Data de inscrição : 03/05/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum